Idratek é bem compreendida por seu trabalho na construção de intrincados sistemas de casas sábias, reduzindo a complexidade do usuário. Diretor, Karam Karam nos leva com uma instalação de vida assistida recente que tem lições para todos os automatores da casa…

As instalações significativas da automação da casa tendem a ser vistas como a proteção do entusiasta do dispositivo ou no contexto de propriedades caras com cozinhas de alta tecnologia e vidros de chão ao teto. A implantação para a vida assistida ou o cuidado dos idosos é muito comentada, mas implementações práticas diminuem no terreno. Claro que você pode descobrir qualquer tipo de número de tecnologias restritas sendo utilizadas nesta área, desde lembretes de medicamentos a sensores de movimento que podem, por exemplo, alertar parentes sobre níveis incomuns de atividade, porém a automação de casas completas, acredito que ainda é uma raridade.

Por que é isso? Provavelmente, desde a compreensão do que é a automação da casa, bem como exatamente como ela tem uma tendência a ser usada. Geralmente, o foco é um pouco mais no gerenciamento do que na automação – proporcionando aos indivíduos métodos cada vez mais práticos (e às vezes complexos) de acesso a aparelhos em casa, de um termostato remoto à iluminação que pode ser gerenciada a partir de uma tela de toque. No contexto da vida assistida, esses recursos simples podem ser úteis, no entanto, talvez não seja convincente suficiente para uma instalação completa, particularmente da mesma forma para uma parte considerável da base de clientes em potencial que pode descobrir um pouco assustadora a ser tratada com uma variedade de inovação para Gerencie algumas luzes ou altere constantemente o aquecimento.

O Idratek é entendido há muito tempo por sua ênfase na automação, bem como pelo desejo de reduzir as interações individuais, em vez de impulsioná -las, então talvez não fosse tão surpreendente que essa inovação tenha sido selecionada para ser instalada em um pouco de apartamento ocupado por um parente idoso , enquanto isso estava passando por um trabalho de reforma. Este artigo não é apenas sobre a inovação, no entanto, idealmente, idealmente, fornece algumas idéias do feedback do cliente.

Começando com a própria configuração: a propriedade residencial compreendeu um apartamento moderado de 2 quartos com um restaurante de área de cozinha de plano aberto, além de lounge adjacente. Como é de sempre, hoje em dia, não há muito espaço para balançar o gato, nem para formar grandes prateleiras de equipamento. No entanto, a missão não era economizar nos recursos, bem como realizar um resultado adequadamente automatizado e integrado. Para esse fim, assim como, especialmente porque as comunicações de áudio gratuitas e as mensagens de áudio para o ocupante foram pensadas sobre importantes, todos os espaços (incluindo banheiro) estavam equipados principalmente com módulos DFP-H02 do Idratek Painel. Isso forneceu as funções de áudio, a interface individual regional, bem como a maioria dos sensores, bem como as habilidades de atuação necessárias para diferentes tarefas de automação.

Aquecimento

Embora apenas um pouco plano, o aquecimento (de um combate de condensação terminado a gás) deveria ser completamente dividido. Os radiadores antigos foram substituídos por unidades de saída mais recentes, permitindo uma resposta mais rápida quando necessário, bem como no lounge, um único sistema horizontal longo foi substituído por duas unidades verticais sábias – melhorando a distribuição quente, reduzindo o ‘espaço de móveis mortos’, bem como o aumento da capacidade de saída de energia . Parecia bom também. Cada um dos 7 radiadores na propriedade residencial foi gerenciado por meio de cabeças de válvula acionadas eletricamente manuseadas pelos módulos de relé odratek qri-002 2x. Em virtude das unidades DFP, todo espaço já tinha pelo menos um sensor de temperatura para permitir a conclusão de seu loop de comentários. Um módulo de relé SRH-002 forneceu o sinal de demanda quente para a caldeira. Além disso, a área da cozinha incorporou um aquecedor de pedestres no nível do piso para ajudar a aconchegar a área do chão nos dias frios de inverno. Seu soprador estava vinculado à IDRANET utilizando um módulo de relé DRH-002 próximo. Como esse era um regime combinado, o gerenciamento da água quente foi incorporado além do oferecido pelo próprio sistema de caldeiras.

Ventilação

Isso se restringiu a automatizar o ventilador do extrator do banheiro. A energia do ventilador foi gerenciada por meio de um acessório de relé XRM conectado ao módulo DFP do banheiro. Os dados de temperatura e umidade relacionados ao seu gerenciamento foram originários do próprio sistema DFP, bem como de um módulo multi -sensor encontrado no teto. Por que dois sensores? Nesta situação, o sensor de teto estava fornecendo informações de movimento extras de ângulos bloqueados por uma grande tela de chuveiro de vidro. Era também um local muito melhor para determinar os níveis de umidade. O Cortex não é um estranho completo para melhorar os dados de alta qualidade com vários sensores; portanto, não há uma taxa de comissionamento considerável quando hardware adicional é adicionado dessa maneira.

Iluminação

Luzes nas passagens, lounge, jantar e áreas da área da cozinha deveriam ser diminuídas. Uma mistura de luzes para baixo e luzes pendentes foi utilizada, bem como os 7 circuitos diminuídos individualmente, foram tratados por2x Módulos dimmer QLD-001. As luzes de outros espaços deveriam ser trocadas. Isso foi realizado utilizando módulos de acessórios XRM conectados às unidades DFP regionais (e utilizando a fiação de iluminação existente). O gerenciamento extra independente foi fornecido para a iluminação do sistema de área de cozinha com dois circuitos ligados a relés em um módulo regional DRB-002.

Proteção de segurança

Novamente, em virtude dos módulos DFP, bem como um ou dois módulos extras menores, a proteção do PIR foi fornecida em todas as áreas. No lounge, uma instalação de esquina fora da prateleira PIR foi vinculada a uma entrada digital em um módulo DFP, além de desligar a fonte da Idranet para fornecer proteção em ângulos não visíveis ao próprio módulo DFP. Todas as portas foram equipadas com sensores de palheta magnéticos comuns que ligavam facilmente por meio de execução de fiação curta a entradas digitais no módulo Idratek mais próximo. Dois sensores de fumaça de 12V com backup de bateria interior estavam ligados a entradas digitais. Seu principal suprimento mais uma vez se originou da Idranet. Um módulo PLH-001 Install PLH-001 na área da cozinha forneceu PIR localizada, bem como a detecção de nível de luz, no entanto, um sensor de temperatura para detectar rapidamente sinais de temperatura anormais na área de cozimento. Na verdade, todos os sensores de temperatura da propriedade residencial foram configurados para fornecer alertas de temperatura/taxa. A utilização de gadgets para várias funções, bem como para fornecer redundância, é do programa um dos benefícios dos sistemas de automação da casa e do córtex, é especialmente simples fazer isso.

Medição de eletricidade

Um conjunto de 5 dos medidores de saída de contagem de pulsos de prateleira foi vinculado de acordo com todos os circuitos da rede elétrica na caixa de consumo, incluindo extremamente útil o circuito separado que serve para o fogão elétrico. Os sinais de saída de pulso estavam ligados a entradas digitais não utilizadas nos módulos QRI regionais que servem as válvulas do radiador.

Externamente

As câmeras IP, iluminação para frente e traseira, um botão de sino de porta iluminado, bem como um módulo multi-sensor externo estavam todos ligados ao sistema Idratek. Como era uma caixa de alarme fora da prateleira (Sounder e Strobe).

Nó zero

Um pouco sob o armário da escada serviu de local para o nó nocivo zero. Aqui foi colocado a unidade de fonte de alimentação inteligente da Idranet. Os 2 QLDs de iluminação, bem como os 2 qris da válvula de radiador, juntamente com uma fonte de 24V para as válvulas, também foram colocados aqui, em um pequeno gabinete de metal semelhante ao da fonte de alimentação.

Também nesta área, foram localizados vários outros produtos auxiliares; Como a plataforma Cortex PC, o módulo de interface PC/IDRANET, alguns pequenos módulos que lidam com a caixa de alarme, bem como com a luz do armário, um modem, o roteador e o pequeno painel Ethernet Patch. Embora não esteja associado ao sistema Idratek, a parte da missão era incluir vários pontos de telefone Ethernet, bem como o telefone, além de adicionar alguns soquetes adicionais da rede elétrica ‘enquanto o eletricista estava nele’. Todos os dispositivos foram “encaixotados”, com muita área de poupar nada mais atraente do que um pequeno caso de livro da Ikea Billly.

Comissionamento

A planta baixa do córtex e o comissionamento do módulo foram destacadas antes de ajustar os módulos. Talvez o testemunho da filosofia de integração da Dratek seja que, apesar dos complexos recursos de automação que interagem que são explicados abaixo, o processo de comissionamento foi uma tarefa bastante simples – dotar imediatamente objetos introduzidos com conexões com outras pessoas, além de implementar diferentes recursos de automação sem horas de programação explícita . Na verdade, depois de encaixar fisicamente os módulos, levou menos de um dia para levantar todo o sistema e executar, verificados e preparados para uso. Ajustes mais detalhados em alguns parâmetros, como limites de nível de luz, bem como os perfis de ponto de ajuste de aquecimento foram lançados depois que o sistema estava em execução há um tempo para se associar muito melhor à instalação de condições específicas. Após a configuração preliminar, o sistema foi revisitado remotamente no evento, a fim de levar em consideração demandas individuais adicionais e feedback.

Características

Toda a função dessa configuração era fornecer uma atmosfera prática e confortável para uma pessoa idosa que não tinha afinidade pela tecnologia, além de proporcionar tranquilidade para seus cuidadores. Com os custos cada vez maiores, a eficácia energética também era uma função valiosa, embora não fosse para prejudicar o conforto.

Então, exatamente como a automação foi feita? Talvez um dos recursos mais instantaneamente notados tenha sido a automação de iluminação. O ocupante levou um tempo para se acostumar com o conceito de que eles não precisavam tocar nos botões para que as luzes acendessem, bem como sob condições apropriadas de nível de luz – além do quarto ao se aposentar para a noite. Na verdade, era mais a parte “off” que eles se sentiram desconfiados, já que a parte “ligada” ocorreu mais rapidamente do que eles poderiam procurar um botão! DentroNos primeiros dias, era como a situação tradicional da luz da geladeira, onde o ocupante fecha uma porta para um espaço e acredito que a luz havia ficado, pois quando eles abriram a luz, a luz estava obviamente ‘ainda em dia’ … ao contrário da geladeira. O programa era simples para mostrá -los com os dados registrados, bem como por meio de acesso móvel, o acesso a que a luz estava realmente mudando, além de mudar rapidamente quando a porta foi aberta.

O que pode ser pensado sobre uma função menor, porém valorizada, foi a redução automática dos níveis de iluminação nas passagens da noite para o dia. Ou seja, quando o ocupante precisava ver o banheiro não apenas a iluminação ao longo de seu caminho imediatamente ligou, mas também ocorreu em um nível que não é para baixo.

Em termos de comentários gerais, o ocupante, que infelizmente sofre demência, relata que às vezes ainda questiona se as luzes se apagam quando saem de casa ou fecham portas. Por outro lado, eles observam exatamente como ainda estão admirados quando vêem as luzes no plano de lounge-kitchen-diner bastante aberto, desaparecendo graciosamente logo depois que eles desocupam uma área. “Como o sistema sabe?” Uma coisa que notamos ao longo dos anos é que, quando você entra nos reinos de fatores mentais generalizados de automação, começam a ter mais importância do que as capacidades da própria inovação. Por exemplo, com base no exposto, pensamos no conceito de fornecer alguns comentários sobre as luzes mudando em algumas salas, talvez com uma mensagem falada ou um ruído específico para essa luz, puramente para a garantia. Isso seria simples de alcançar, uma simples conexão ou duas no córtex, no entanto, na verdade, o ocupante recusou isso no momento e acredito que posso compreender o porquê.

No que diz respeito ao aquecimento, o ocupante está vivendo completamente de mãos livres. Embora os controles temporários de empurrão para cima/para baixo sejam oferecidos, o ocupante nunca os utilizou. Como a configuração preliminar, o ponto de ajuste foi ajustado às vezes como resultado de comentários de ocupantes, mas principalmente para melhorar a economia de custos em áreas, bem como em momentos em que acabou sendo aparente a partir de dados acumulados de que havia mais margem do que primeiro estimado .

Os principais comentários do ocupante até o momento foram: o quarto a princípio também está quente durante a noite (perfil adequadamente ajustado), bem como no evento ao tirar uma soneca no espaço em que sentiram que ficariam um pouco frios. No primeiro lugar, nos perguntamos se a detecção de ocupação estava falhando, no entanto, depois de olhar para os dados, podemos ver que essa não era a situação tão bem quanto era apenas para a redução natural da temperatura corporal quando o ocupante estava inativo. Desde então, pensamos em introduzir uma modificação temporária automatizada para cima com base no entendimento de que um espaço estava ocupado e níveis de atividade extremamente baixos. No entanto, por enquanto, o ocupante achou que o gasto de energia adicional era injustificado, assim como eles preferem apenas puxar uma cobertura leve quando selecionaram para tirar uma soneca. É fascinante notar que os parentes visitantes nesses momentos comentariam que era realmente tão quente … quando às vezes solicitava comentários sobre o desempenho do aquecimento gerenciar o ocupante parece surpreso – ‘Eu não sei … eu realmente não acredito sobre isso … é sempre confortável ‘.

Apesar da ênfase no conforto, além de ser uma casa pequena e ocupada na maioria das vezes, citamos a economia de custos de energia na região de 10%, tanto quanto provavelmente pode ser melhorada ainda mais. 10% podem ruído como um número moderado, no entanto, do programa, baseia -se em dados genuínos, bem como talvez refletindo principalmente os impactos do zoneamento, embora o ocupante geralmente esqueça ou talvez não goste de fechar as portas de salas não utilizadas. Um lembrete falado suave do sistema com base no sinal de desocupação de espaço atrasado foi considerado, no entanto, mais uma vez por razões mentais que isso ainda não foi implantado.

Os recursos de segurança do dia a dia são amplamente invisíveis para o ocupante e também configurados principalmente para produzir alertas para os cuidadores. Como explicado acima, os sensores de fumaça, bem como vários sensores de temperatura, são configurados para enviar SMS, bem como alertas de e-mail para parentes em circunstâncias anormais. A ocupação doméstica especificada também é transmitida por e-mail. O rastreamento de segurança desocupado (você pode chamar -o de ‘sistema de alarme’) é imediatamente e silenciosamente armado quando o ocupante desocupa a propriedade residencial e para essa pessoa específica é imediatamente desarmada com muito pouco barulho por meio que não pode ser discutido aqui . Sob o armado, especifique o sistema efetivamente reduz a sensibilidade dos detectores de movimento para reduzir o prospectivo para alarmes falsos – lembre

Leave a Reply

Your email address will not be published.